segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SANTA BÁRBARA - Padroeira dos Mineiros





Santa Bárbara (Versão-Made in China)
Para compreender a devoção dos mineiros por Santa Bárbara importa entrar um pouco no conhecimento da história da respectiva vida lendária. Sobre esta história existem numerosas versões, a mais difundida das quais considera Bárbara nascida no início do Séc. IV em Nicomédia, actual Ismite, cidade da antiga Bitínia, na Ásia Menor, junto ao Mar de Mármara; era então Imperador Romano Maximiano Hércules.

Segundo esta versão, Bárbara era uma jovem invulgarmente bela, filha de Dióscoro, homem rico e poderoso, adorador dos deuses grego-romanos. Este, desejando destinar sua filha a um bom casamento, que também constituísse para ele uma vantajosa aliança, e por ter de partir em viagem, encerrou-a numa torre, mandando construir ali um balneário com duas janelas.

No seu isolamento, Bárbara terá entrado em profunda meditação, acabando por se converter à fé cristã, então seriamente proibida no país e já motivadora de perseguições. Na ausência do seu pai, Bárbara mandou abrir no seu balneário uma terceira janela para que assim, segundo ela, recebesse uma luz que representasse a Santíssima Trindade. Também iluminada pela Santíssima Trindade terá desenhado uma cruz com o dedo, no mármore da balneário, que ali ficou profundamente gravada e que, conforme vários relatos, teve efeitos milagrosos para os que, mais tarde, a tocaram. Além disso mandou destruir os ídolos pagãos que seu pai ali tinha.

Quando Dióscoro regressou da viagem, interrogou sua filha, que explicou o que tinha feito e informou seu pai que recusava qualquer casamento, pois já se tinha destinado a Jesus Cristo. Aquele, furioso, desembainhou a espada para a castigar, o que fez com que Bárbara fugisse e se ocultasse no interior de um rochedo que, segundo a lenda, se terá aberto para a esconder. Numa versão da Idade Média, que situa a história lendária de Bárbara perto de Atenas, a jovem terá sido protegida por mineiros de Laurio que a esconderam na sua mina. Denunciada por um pastor, Bárbara terá sido entregue ao seu pai que a levou a Marciano, máxima autoridade romana da cidade, acusando-a de professar o Cristianismo. Marciano quis perdoá-la, se Bárbara aceitasse os deuses de Roma, mas a jovem terminantemente recusou.

Por várias vezes açoitada cruelmente, Bárbara terá pedido sempre o auxílio a Deus, tendo Jesus aparecido assegurando-lhe que estaria sempre a seu lado, de modo que as crueldades dos tiranos nada pudessem contra ela. Nesse momento, Bárbara ter-se-á sentido curada e terá dado muitas graças a Jesus, assegurando-lhe que o seguiria para sempre.


Arroybar 2005
Não conseguindo demovê-la da sua fé em Jesus, Marciano, no cúmulo do furor, tê-la-á mandado decapitar. Dióscoro, seu pai, que terá solicitado ser ele o executor, terá levado Bárbara ao alto de um monte onde esta se terá ajoelhado e pedido a Jesus que, na hora da sua iminente morte, a absolvesse de todos os seus pecados. Levada pela sua bondade, terá pedido também que a mesma graça fosse concedida a todos os que, em situações de morte iminente, por seu intermédio implorassem a Extrema Unção. Tendo recebido de Jesus a garantia da satisfação destes pedidos, Bárbara terá sido decapitada pelo seu cruel pai. Isto ter-se-á passado no dia 4 de Dezembro, dia de futuro dedicado à Santa. Continua a lenda que, entretanto, o céu escurecera, se tornara tempestuoso e que, quando Dióscoro encetou o regresso do monte, um raio o fulminou, reduzindo-o a cinzas. E assim, enquanto Bárbara terá subido ao Céu levada por anjos, Dióscoro terá descido ao Inferno para ser atormentado para sempre pelos demónios.


Seixo Alvo 2010







Covelo 2009
A adoração da Santa Bárbara por parte do mineiros, ao ponto de a elegerem como Padroeira, poderá encontrar-se na sua história lendária. Para além de relações possíveis, que podem ser consideradas menores, do refúgio de Bárbara no interior da terra , quando primeiramente perseguida pelo pai, parece fora de dúvida que o motivo essencial da adoração se encontre na súplica, feita pela Santa a Jesus, para que, quando em situações de morte iminente, todos os que implorassem a Deus, por seu intermédio, a Extrema Unção, a obtivessem, ficando absolvidos de todos os seus pecados. Tais situações de morte iminente tê-las-iam sempre os mineiros diante dos olhos quando no seu trabalho no subsolo.

Este também é o motivo pelo qual Santa Bárbara é também venerada, como Padroeira, por outras profissões (artilheiros, pirotécnicos, bombeiros, etc.); outras profissões, relacionáveis com a torre, tanto quanto à respectiva construção (cabouqueiros, pedreiros, arquitectos) como quanto à respectiva utilização como prisão (presidiários, se tal se pode considerar uma profissão, e guardas de prisão), têm igualmente a Santa como Padroeira. No mundo inteiro, Santa Bárbara mantém-se Padroeira dos mineiros.

O texto veio da página do Colégio de Geológica e Minas da Ordem dos Engenheiros:

Este ano o simpático e original convite para a festa veio daqui:

E como por outras paragens a Santa também se celebra, aqui fica:

Celebra-se a 4 de Dezembro!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

GREVE GERAL

Diz o noticiário que a greve de hoje terá uma adesão de 85%!!! Devo morar num país estrangeiro e ainda não percebi...

sábado, 13 de novembro de 2010

ADEUS!!!

Não me conhecias, mas sempre que passei por ti me disseste adeus. Agora a todos nós anónimos nos falta a quem dizer adeus ao passar por aqui...Bem hajas por nos teres feito sorrir e continua a acenar onde quer que estejas.

Podiamos fazer-lhe aqui uma estátua! Aqui está uma ideia para o próximo orçamento participativo da C.M.Lisboa.

Foto tirada esta noite no Saldanha, onde seria suposto encontrar o Sr. João Serra a dizer-nos Adeus...

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

???Halloween??? Hoje é dia de Todos-os-Santos e amanhã dia de Finados

Desde sexta-feira que vejo pelas ruas alguns miudos disfarçados de bruxa e por momentos pensei: Será Entrudo? Não pode ser estamos no Outono...

Para lucro de uns (bares, lojas chinesas e supermercados) e para colmatação da falta de imaginação de outros (professores e educadoras de infância), lá vai o pessoal todo encarneirado vestir o fatinho de bruxa ao menino e à menina...

Quando se celebra aquilo em que nem se acredita, pode até acabar-se a acreditar naquilo que se celebra.

Já que se dão ao trabalho, e como as abóboras até dão para fazer uma sopinha, podiam aproveitar a parte da "coisa" que ainda tem alguma coisa a ver com o nosso Pão por Deus e meter a miudagem a cravar uns bolitos e umas nozes à vizinhança... E caso os vizinhos recusem, sempre se podem aventar uns versos:

"Esta casa cheira a alho
Aqui mora um espantalho
Esta casa cheira a unto
Aqui mora algum defunto"

Cá por casa e no que toca a às fatiotas não houve Entrudo. Mas só para contrariar, no próximo ano vou vestir a pestinha com uma fatiota de anjinho (como aquela em que - qual obra de bruxaria- as minhas tias malvadas me enfiaram, na procissão do Santo Ambrósio). Como não está à venda no chinês da esquina, vamos ter de meter as mãos à obra.

Entretanto passaram por aqui uns miudos porreiros a pedir Pão por Deus, se viessem mascarados teria de lhes pregar uma grande partida....







Foto: Santo Ambrósio, Vale da Porca, Macedo de Cavaleiros, 1975